São Tomas de Aquino: a certeza pela fé

Posted by ...


 "Para aqueles que têm fé, nenhuma explicação é necessária. Para aqueles sem fé, nenhuma explicação é possível."  São Tomas de Aquino

“Tudo que se move é movido por algo imóvel, já que não se pode admitir uma regressão ao infinito. Deus é entendido então como o primeiro motor” Marcondes


 São Tomás de Aquino desenvolveu uma filosofia própria aliando-se a teologia e tomando como base a retomada das ideias de Aristóteles, chegando assim a disseminar com mais aprofundamento a escolástica.  Diferente de santo Agostinho que possui uma filosofia mais humanística baseia-se na logica e na essência do homem. Ao conhecer o homem pela visão sensível, parte do ser subjetivo,  sem dubiedade, para depois poder compreender o mundo que nos cerca, as demais pessoas, a causa de seus efeitos.
 O homem ao pensar  que há uma força motriz que circunda o mundo, já crê que esta  sendo movido por Deus. Ao passo que este pensamento entra em seu intelecto, entra também nele como certo. O homem não pode se contradizer-se em um argumento. Se pensa sobre ele é porque ele é existente.
A ideia de crença em Deus é inatista,  ainda que não se perceba. Já que nele há a necessidade de encontrar os ápices na vida, sua  origem, a felicidade, finalidade de ser. Ao questionar-se, buscando tais coisas, estará encontrando o  próprio Deus que esta em nós como inteligível. O fato de Deus existir em nosso intelecto transcende para o plano da realidade por acreditarmos veemente que toda a origem dos fenômenos existenciais seja regida por sua força divina. .
Como negar a verdade? Se a Bíblia diz que Deus é a verdade como posso falar da verdade sobre uma verdade, pois, a verdade já é verdadeira? Assim Deus é real e não pode ser demostrado por experiências pois, habita no plano da fé. Ou seja, daquilo que não se vê. A fé nasce antes mesmo da razão, pois preciso crer em algo para poder prova-lo e torna-lo cientifico, a fé é o ponto que rege a chegada de algo ao racional. O conhecimento não permite  compreender a  Deus pela essência e sim os efeitos que o nome de Deus pode causar na vida das pessoas.  Porque a essência é compreendida quando demostrada e Deus não pode demostrar-se, por conseguinte não conheceremos sua essência.
A fé então é o plano de tudo. Já que conhecer um ser invisível é impossível a nós, conhecemos ele no plano visível, saindo do plano de Deus do intelecto, partindo para um Deus que existe por meio da  existência das coisas que nos rodeiam, portanto o mundo em si seria efeito de Deus. Logo tudo possui sua causa e efeito, a dor traz o choro, mas a dor foi provocada por algo anterior, talvez um acidente, provocado também por algo que o antecedeu, antecedendo a uma causa para os efeitos. Mas e a causa origem?  Bom, se ate mesmo a tempestade aqui pode ser ocasionada por um bater de asas no Japão, o que ocasionou a nossa existência,  e o que antecedeu a própria causa da existência? A resposta embasada na  Filosofia de São tomas de Aquino é o próprio Deus.  Pois tudo se origina de um ponto de movimento, e o ponto central é aquilo que é desconhecido pelo visível, mas real pela fé.
Todos possuímos uma “causa inteligente”, a cadeia alimentar, por exemplo, não limita ser algum a morte por não ter relação com o outro. Todo o cosmo segue uma relação ordenada. Os nossos genes, nosso funcionamento biológico, tudo segue uma sequencia minuciosa a ponto de constatarmos que somente uma mente perfeita conseguiria criar tal perfeição. E essa mente seria então Deus.
Tudo gira em torno de um ser perfeito e que não precisa ser explicado, pois não precisamos conhecê-lo intimamente através da fé ou sabermos quem é ele para acreditarmos que o mesmo exista, assim, segundo São Tomás, podemos demostrar a existência de Deus pela “razão natural, objetivando o conhecimento sobre o ser divino por meio de seus efeitos, sua obra, o mundo criado e a própria natureza.” (Marcondes, 2010)


MARCONDES, Danillo. Iniciação à historia da filosofia: dos Pré-socráticos a Wittgenstein. 13 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

GILES, Thomas Ransom. Introdução à Filosofia. São Paulo: EPU: ED. da Universidade de São Paulo, 1979.

1 comentários:

  1. maria Irene

    E por isso sempre acredto,"Quanto mais belo uma coisa nos apresenta ser,tanto mais belo é o desejo que ela nos inspira."Como diria o grande filosofo Aristóteles.
    Continuem filosofando a filosofia do mundo,e aí sim acharemos um sentido maior pra tudo o que existe.Irene

Postar um comentário